Enfermagem FOC

Enfermagem FOC
Enfermagem Faculdades Oswaldo Cruz - Compondo uma Nova História do Cuidar

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

AVALIAÇÃO DE EMISSÃO DE CO² NO CURSO DE BIOMEDICINA, DURANTE O ANO DE 2011, EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR- SANTOS-SP

 ARETE SAUDE HUMANA Ano 2, Vol.2   Out/Nov/Dez 2014  Série  15/ 10 , p.09  

*Gugliano,E.B, **dos Santos, M.S. de S.; **Teixeira, J.S.; **da Costa, B.P.;

*Biólogo; Mestrado em Psicobiologia;  Professor dos Cursos de Enfermagem e Biomedicina: UNIMONTE
Integrante do Núcleo de Investigação do Curso de Enfermagem  e Professor no curso de Enfermagem das
 FACULDADES OSWALDO CRUZ.  contato: proferic@uol.com.br

** Alunos do curso de Biomedicina UNIMONTE- Santos-SP

INTRODUÇÃO 

  O  Co2 é um dos principais gases que absorvem radiação eletromagnética emitida pelos corpos terrestres causando o fenômeno natural chamado de efeito estufa e a concentração desses gases na atmosfera terrestre tem aumentado nas últimas décadas, em razão das atividades antrópicas. O excesso de dióxido de carbono, que atualmente é lançado para a atmosfera, resulta da queima de combustíveis fósseis principalmente pelo setor industrial e de transporte. Existem projeções de que a concentração do CO2 atmosférico duplicará até o final desse século, o que poderá provocar aumento na temperatura média do ar do planeta. Através do plantio de árvores, é possível a empresa ou pessoa física compensar toda a emissão de carbono ou parte dela. É possível também neutralizar parte das emissões, mas muitas vezes a elaboração do inventário é complexa e inviabiliza a ação ambiental, neste caso é proposto o plantio de árvores, compensando parte da atividade com a quantidadede carbono capturada pelas árvores, em média 1ton a cada 6 árvores plantadas.
 
OBJETIVOS
  
  O objetivo geral do trabalho foi avaliar  a  emissão de Co2  pelos  
alunos da série 1 do curso de  Biomedicina  de uma Instituição de 
Ensino Superior  (Santos-SP) durante o ano de 2011, descrevendo 
os pontos críticos que influenciam na qualidade do ar, a rotina 
diária por meio de pequenas atitudes como uma simples ida   e 
volta da  faculdade e sugestões para contribuições em redução de
 impactos.
METODOLOGIA 
 
  Por meio de um questionário contendo perguntas sobre rotinas 
diárias, foi realizada uma pesquisa com 40 estudantes da 
Biomedicina onde foram abordadas perguntas referentes ao  seu 
dia a dia, avaliando por meio de suas respostas :
Transporte utilizado

 
Kilometragens diárias de ida e volta da faculdade (2011)

Cálculo da quantidade de toneladas de  CO2 (2011).

Quantidade de árvores necessárias para remediação.

Se os alunos desligam o interruptor de luz ao sairem da 
sala de aula.

       Sugestões para melhoria da Instituição em relação a diminuição do impacto ambiental
 RESULTADOS
  



 





 






 





 


CONSIDERAÇÕES FINAIS

  De acordo com o trabalho realizado é visível o quanto poluímos, e que uma simples escolha de como vamos à faculdade ou de que utilizamos para nos locomovermos de um lugar para outro, pode contribuir para poluirmos o meio ambiente. Mesmo o ônibus sendo o mais utilizado como meio de transporte na Biomedicina, mostra que a situação poderia ser ainda pior se cada um que utiliza o ônibus usasse um veiculo próprio para vir a faculdade, pois  a emissão de CO2 seria muito superior ao já emitido pelos ônibus. Os alunos percorrem 933 Km ao ano na locomoção de ônibus emitindo 61,8 ton/co2 havendo a necessidade de plantar 248 árvores para remediar esse efeito. A preocupação dos estudantes para com o meio ambiente é visível quando os mesmos mostram interesses em sugerir formas de preservação para o planeta como usar a coleta seletiva; mesmo sendo pequenas as atitudes isso fará a diferença para o futuro do planeta. Esperamos ter contribuído de forma significativa pelo pacto global.


 FONTES CONSULTADAS
 
COMPANHIA DE TECNOLOGIA DE SANEAMENTO AMBIENTAL (SP). São Paulo. Relatório de qualidade ambiental no Estado de São Paulo 1990. São Paulo: CETESB (Distribuidora), 1991. 42 p.

DOWDEY, Sarah. Como funcionam as pegadas de carbono. Disponível em: <http://ambiente.hsw.uol.com.br/pegada-de-carbono.htm> Acesso em: 07 nov. 2011.

ESTAÇÃO monitora qualidade do ar em Santos. Disponível em: < http://www.santos.sp.gov.br/nsantos/index.php/noticias/estao-monitora-qualidade-do-ar-em-santos> Acesso em: 07 nov. 2011.

FAGUNDES, Joelma Dutra et al. Aquecimento global. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782010000600039&lang=pt > Acesso em: 05 nov. 2011.

FOLHA DE SÃO PAULO. “Pegadas de carbono" obcecam Reino Unido. Disponívelem:<http://limberger.multiply.com/journal/item/235/Pegada