*Gugliano,E.B, **dos Santos, M.S. de S.; **Teixeira, J.S.; **da Costa, B.P.;
*Biólogo; Mestrado em Psicobiologia; Professor dos Cursos de Enfermagem e Biomedicina: UNIMONTE
Integrante do Núcleo de Investigação do Curso de Enfermagem e Professor no curso de Enfermagem das
FACULDADES OSWALDO CRUZ. contato: proferic@uol.com.br
** Alunos do curso de Biomedicina UNIMONTE- Santos-SP
INTRODUÇÃO
O Co2 é um dos principais gases que absorvem radiação eletromagnética emitida pelos corpos terrestres causando o fenômeno natural chamado de efeito estufa e a concentração desses gases na atmosfera terrestre tem aumentado nas últimas décadas, em razão das atividades antrópicas. O excesso de dióxido de
carbono, que atualmente é lançado para a atmosfera, resulta da queima de
combustíveis fósseis principalmente pelo setor industrial e de transporte.
Existem projeções de que a concentração do CO2 atmosférico duplicará até o
final desse século, o que poderá provocar aumento na temperatura média do ar do
planeta. Através do plantio de
árvores, é possível a empresa ou pessoa física compensar toda a emissão de
carbono ou parte dela. É possível também neutralizar parte das emissões, mas muitas vezes a elaboração do inventário é complexa e inviabiliza a ação ambiental,
neste caso é proposto o plantio de árvores, compensando parte da atividade com
a quantidadede carbono capturada pelas árvores, em média 1ton a cada 6 árvores
plantadas.
OBJETIVOS
O objetivo geral do
trabalho foi avaliar a emissão de Co2 pelos
alunos da série 1 do curso de Biomedicina
de uma Instituição de
Ensino Superior (Santos-SP) durante o ano de 2011, descrevendo
os pontos críticos que influenciam na qualidade do ar, a rotina
diária por meio de pequenas atitudes como uma
simples ida e
volta da faculdade e sugestões para contribuições em redução de
impactos.
METODOLOGIA
Por meio de um questionário contendo perguntas sobre rotinas
diárias, foi realizada uma pesquisa com 40 estudantes da
Biomedicina
onde foram abordadas perguntas referentes ao seu
dia a dia, avaliando por meio
de suas respostas :
Transporte utilizado
Kilometragens diárias de ida e
volta da faculdade (2011)
Cálculo da quantidade
de toneladas de CO2 (2011).
Quantidade de árvores
necessárias para remediação.
Se os alunos desligam
o interruptor de luz ao sairem da
sala de aula.
Sugestões para
melhoria da Instituição em relação a diminuição do impacto ambiental
RESULTADOS
CONSIDERAÇÕES FINAIS
De acordo com o
trabalho realizado é visível o quanto poluímos, e que uma simples escolha de
como vamos à faculdade ou de que utilizamos para nos locomovermos de um lugar
para outro, pode contribuir para poluirmos o meio ambiente. Mesmo o ônibus sendo
o mais utilizado como meio de transporte na Biomedicina, mostra que a situação
poderia ser ainda pior se cada um que utiliza o ônibus usasse um veiculo
próprio para vir a faculdade, pois a
emissão de CO2
seria muito superior ao já emitido pelos ônibus. Os alunos percorrem 933 Km ao
ano na locomoção de ônibus emitindo 61,8 ton/co2
havendo a necessidade de plantar 248 árvores para remediar esse efeito. A preocupação dos
estudantes para com o meio ambiente é visível quando os mesmos mostram
interesses em sugerir formas de preservação para o planeta como usar a coleta
seletiva; mesmo sendo pequenas as atitudes isso fará a diferença para o futuro
do planeta. Esperamos
ter contribuído de forma significativa pelo pacto global.
FONTES CONSULTADAS
COMPANHIA DE TECNOLOGIA DE SANEAMENTO AMBIENTAL (SP). São
Paulo. Relatório de qualidade ambiental no Estado de
São Paulo 1990. São Paulo: CETESB (Distribuidora), 1991. 42 p.
DOWDEY, Sarah. Como funcionam as pegadas de carbono. Disponível
em: <http://ambiente.hsw.uol.com.br/pegada-de-carbono.htm>
Acesso em: 07 nov. 2011.
ESTAÇÃO monitora qualidade do ar em Santos. Disponível em: < http://www.santos.sp.gov.br/nsantos/index.php/noticias/estao-monitora-qualidade-do-ar-em-santos>
Acesso em: 07 nov. 2011.
FAGUNDES, Joelma Dutra et
al. Aquecimento global. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782010000600039&lang=pt > Acesso em: 05 nov. 2011.