Enfermagem FOC

Enfermagem FOC
Enfermagem Faculdades Oswaldo Cruz - Compondo uma Nova História do Cuidar

quinta-feira, 21 de março de 2013

quinta-feira, 14 de março de 2013

Para começar, pensemos o Ser Humano

 ARETESAUDE HUMANA Ano 1, Vol.1 Jan/Fev/Mar., Série  14/03, 2013, p.01

Este texto é resultado da reflexão filosófica sobre ser Ser Humano e uma criação coletiva que reflete a síntese dos alunos da 1ª série do Curso de Enfermagem das Faculdades Oswaldo Cruz sobre este tema complexo e instigante. Vamos pensar?
Para pensar o Ser Humano...
[i]Ana Luiza de Oliveira
Caroline França Santos
EvandroSouza de Andrade
Gabriela Rodrigues Seles
Grazielle Talita P. da Silva
Heleonora Kliner Ramos
Isabela Coutinho Alencar
Paloma da Silva Ferreira
Priscila Goiano de S. Azevedo
Telma da Silva Santos
O Ser humano é complexo, dinâmico e compõe uma existência que engloba várias dimensões sendo estas biológicas, sociais, culturais, psicológicas, religiosas e todas estas dimensões estão intrinsicamente interligadas. O Ser humano também é constituído de perguntas e para respondê-las é preciso, acima de qualquer coisa, conhecer a si mesmo e ao longo de sua vida sempre buscar encontrar respostas. Essa é uma busca que nunca será concluída, pois sempre haverá novas dúvidas. Isso faz com que o Ser humano seja um quebra cabeça que jamais será totalmente montado.
Muitas dúvidas e incertezas podem nos levar a temer a tomada de decisão frente aos impasses da vida, mas os questionamentos sobre tudo faz parte da vida e é natural. Por isso é importante nos conhecer e saber que somos Seres Humanos que ajudam, mas que também precisamos ser ajudados.
A habilidade do autoconhecimento aliado ao cuidado com o outro só pode ser desenvolvida por meio de muita reflexão, muito estudo e demasiada aceitação de si e do outro. É preciso ter flexibilidade para encarar as situações que vivenciamos buscando sempre respostas e isso nos ajudará a compreender a nós mesmo e mais, compreender o próprio Ser Humano.
Temos que ser flexíveis gostando ou não das opiniões de outras pessoas, mas nunca esquecer nosso referencial. Todo Ser Humano, por mais simples que seja, é um filósofo. Talvez um dia consigamos entender, ou não. Depende do ponto de vista de cada um. Fica ai o benefício da dúvida...


[i] Alunos da 1ª Série do Curso de Enfermagem das Faculdades Oswaldo Cruz. Disciplina Desenvolvimento do Ser I.