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Enfermagem Faculdades Oswaldo Cruz - Compondo uma Nova História do Cuidar

quinta-feira, 5 de março de 2015

O USO DA METODOLOGIA ATIVA NO CURSO DE ENFERMAGEM DAS FACULDADES OSWALDO CRUZ- SP.

Aretê Saúde Humana, Ano 3, Vol.3   Jan/Fev/Mar  2015  Série  05/03, p.10

Eric Boragan Gugliano[1]
Antônio Grossi Filho[2]

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GUGLIANO E. B . ; GROSSI  FILHO,  A. Aretê Saúde Humana [Blog].  O uso da Metodologia Ativa no Curso de Enfermagem das Faculdades Oswaldo Cruz. São Paulo, mar. 2015. Disponível em: http://aretesaudehumana.blogspot.com.br/2015/10/a-importancia-da-educacao-e-vivencia.html

   Tradicionalmente o ensino da saúde foi pautado em práticas pedagógicas que privilegiassem a informação enciclopédica, sem críticas e descontextualizado de teorias e métodos. As mudanças estruturais nos currículos foram propostas no sentido do educador ser apenas um facilitador.  Nesse sentido surgiram metodologias ativas, em destaque a “metodologia problematizadora”. Para se entender o processo de educação deve-se levar em conta que o processo da formação humana se dá em diversas dimensões e no conjunto das relações. O processo educativo capaz de se tornar eficiente faz com que o professor precise criar diversas estratégias, oferecendo tipos diferentes de aprendizagens. O método tradicional dificulta a aprendizagem não permitindo ao aluno a experiência do debate. Na metodologia problematizadora, a construção do conhecimento permite ao aluno buscar informações e teorias para explicação da teorização apresentada pelo professor, ocorrendo o desenvolvimento de habilidades intelectuais de observação, análise, compreensão, extrapolação, envolvimento do grupo (SANTOS 2004).

  O uso do vídeo pode ser bem empregado ainda mais se associado com outras metodologias como discussão em grupo, pesquisa, resenhas, aproximando a sala de aula ao cotidiano das linguagens de aprendizagem e comunicação da sociedade urbana, introduzindo novas questões no processo educacional. O vídeo pode ser utilizado em diferentes propostas: sensibilização, para introduzir novo assunto, despertar curiosidade e motivação para novos temas, trazendo realidades distantes dos alunos (Schnatez apud MORAN, 1995).

     O ensino das disciplinas que compõem as Bases Biológicas nos cursos de Saúde não contemplam a integridade humana, a interdisciplinaridade e a pertinência do saber em diversos currículos das IES. O aluno aprende sobre a funcionalidade da molécula de DNA, assim como a bioquímica na construção de proteínas no corpo humano e ação enzimática. Normalmente esses aprendizados ocorrem de maneira fragmentada e sem contextualização com a pertinência no ensino em saúde. O conceito sobre a estrutura do neurônio e estrutura do controle neurolocomotor também é apresentado sem contextualização com a funcionalidade do DNA, síntese de neurotransmissores e ação enzimática no sistema nervoso central. O aluno aprende ainda conceitos dispersos sobre a composição química celular, a citologia básica e a funcionalidade (básica) bioquímica célula. O Plano de Ensino da disciplina Bases Biológicas do curso de Enfermagem das Faculdades Oswaldo Cruz já contempla essa interdisciplinaridade. O filme “O Óleo de Lorenzo” apresenta um contexto interdisciplinar muito grande e, que bem utilizado em aula, torna-se uma ferramenta importante no uso da metodologia problematizadora. Associar o conteúdo das Bases Biológicas  com o filme O Óleo de Lorenzo  contribui para a melhora da aprendizagem significativa. O aprendizado estruturado de maneira integrada, envolvendo várias metodologias associativas torna-se importante ferramenta na retenção do conhecimento.

Objetivo

     O objetivo do projeto foi a utilização de várias metodologias no ensino das bases biológicas nos curso de Enfermagem das Faculdades Oswaldo Cruz com a finalidade de promover a aprendizagem significativa: metodologia problematizadora, uso de vídeo, aula teórica, exercícios, discussão em grupo, montagem de modelos, pesquisa, resenha , pesquisa em sites de buscas na internet e aula prática. O principal objetivo que permeia toda ação foi relacionar a morfologia e funcionalidade celular demonstrando, através da história verídica do “O Óleo de Lorenzo” que a alteração enzimática pode afetar do micro a macro estrutura (molécula-célula-tecido-órgão -sistema-organismo) e que o conhecimento sobre a saúde humana depende do entendimento das bases biológicas de maneira integrada. 


Metodologia

     O projeto foi realizado em etapas com a finalidade de contextualizar ao aluno a importância do Estudo das Bases Biológicas no entendimento do processo da saúde/doença relacionando o micro (molécula) ao macro (funcionalidade do organismo) e abordando temas interdisciplinares como : microscopia e macroscopia do sistema nervoso,  importância da pesquisa científica e o uso da metodologia, ética, valores humanos, cuidado humanizado, bioquímica da síntese proteica, bioquímica na ação enzimática, tipos de colesterol, uso da biotecnologia. A proposta do projeto envolve várias metodologias e tem como principal objetivo o uso das metodologias ativas.  Foram realizadas aulas teóricas, aulas práticas em laboratório, exercícios, filme, relatório, resenha, atividade, discussão em grupo, pesquisa em ferramenta Google, pesquisa de artigos em sites indexados (www.bireme.br), avaliação. Fases do Projeto:

1)- (Aula Teórica) Apresentação da molécula de DNA.
2)- (Aula Teórica) Explicação teórica relacionando mutações no DNA e alteração na síntese de proteínas como enzimas. Explicação teórica sobre enzimas.
3)- (Apresentação do filme) O Óleo de Lorenzo.
4)- (Resenha do filme) Abordagens sobre: a)- Valores humanos descritos no filme,  b)-Fases da metodologia científica que foram aplicadas na história da descoberta dos Óleos. c)- Relação entre o gene defeituoso e a construção da enzima alterada. d)- Consequências do erro genético e o acúmulo de ácidos graxos no sangue. e)- Classificação dos tipos de colesterol. f)-Reparação bioquímica realizada pelos óleos manipulados. g)- Pesquisa sobre casos de adrenoleucodristofia no Brasil e o uso do Óleo de Lorenzo. h)- Cuidados humanizados mostrados na história do Lorenzo. i)- O Uso de biotecnologia na reparação de enzimas defeituosas.
3) -(Discussão em grupo/uso da internet) Discussão da resenha entregue pelos alunos. Apresentação dos personagens reais e história atual através de pesquisa, em sites de buscas da internet, e em sala de aula.
4)   - (Pesquisa internet) Apresentação das ferramentas de pesquisa www.bireme.br e a orientação sobre a importância de saber buscar o conhecimento, já que os pais do Lorenzo não tinham conhecimentos da área biológica, mas souberam buscar informações, chegando ao resultado final na manipulação do Óleo que hoje salva muitas vidas no mundo.
5)  - (Exercício Prático): Monte sua proteína através do molde do DNA.
6)  -Pesquisa sobre fenilcetonúria (erro enzimático e exames de detecção).Importância do exame do pezinho.
7)  -(Aula Prática) Laboratório de Microscopia: observação microscópica do tecido nervoso.
Laboratório de Macroscopia: observação macroscópica do sistema nervoso.
8)- (Aula teórica ) Ação de marcadores enzimáticos na interpretação clínica. Discussão sobre outras doenças causadas por erros genéticos.
9)   -(Aula teórica) Novas tecnologia na manipulação do DNA e células tronco. Uso da biotecnologia na síntese de enzimas.
10)   - Avaliação

FIGURA 1: Esquema geral sobre o conteúdo abordado:

     O Projeto de associação do filme Óleo de Lorenzo com o conteúdo programático da disciplina de Bases Biológicas, foi avaliado através das habilidades e competências demonstradas durante discussões em grupo, exercícios, aula prática, resenha, aula teórica e avaliação. Foram determinadas cinco competências essenciais que são discutidas nos resultados.

Resultados

     Os resultados obtidos são qualitativos identificados por meio da participação dos alunos nas fases que envolvem discussão com os grupos e entrega de atividades sobre a interpretação do filme.  Os resultados quantitativos expressam-se através da nota da avaliação em prova e não foram discutidos nesse projeto porque objetivou-se a identificação das competências pré-determinadas nas discussões e atividades apresentadas. O aluno é convidado a sair do formato de aula tradicional e buscar o conhecimento através da pesquisa e interação com o aprendizado. A pesquisa foi realizada pelo aluno buscando discutir sobre a doença Adrenoleucodistrofia (ALD), quadro clínico, fases da experimentação científica, cuidado humanizado, história atual da família Odone.

     Resultado positivo- Quando o aluno expressa-se no campo emocional/cognitivo sobre a história relacionando com fatos do filme com a prática profissional e o conhecimento transmitido em aula teórica. A motivação dos alunos é relatada em conversas informais no qual os alunos expressam-se suas emoções e seu interesse em buscar mais conhecimentos sobre o assunto.

     Resultado negativo- Alguns alunos estão tão habituados ao sistema “passivo da aprendizagem”, que ao saírem do sistema tradicional de aula, reportam uma visão negativa sobre o projeto, pois saem da zona de conforto para buscarem o próprio conhecimento, reclamando sobre o imenso trabalho para realizar a resenha, responder os exercícios e entregar relatórios das aulas práticas. Acreditam que o professor não está ensinando por não estar administrando conteúdo o tempo todo nas aulas.

     Os resultados foram descritos de acordo com as competências pré-estabelecidas na metodologia apresentada:

Competência 1- Identificar a importância do estudo em bases biológicas, demonstrando conhecimentos sobre a composição morfológica a fim de contextualizar com a manutenção da saúde e reparação de doenças. Habilidades: - Conhecer as estruturas que compõem o corpo humano (do micro ao macro); - Relacionar a estrutura e funcionalidade do corpo humano (Célula/tecido/órgão/sistema) com a manutenção da saúde; - Relacionar o DNA mutante com a síntese de enzima defeituosa; - Demonstrar conhecimentos sobre DNA, GENE, CROMOSSOMO. -Demonstrar conhecimentos sobre a transmissão das características hereditárias. -Entender a estrutura e funcionalidade do neurônio. -Identificar a importância do estudo e metodologia em bases biológicas para compreensão da vida

     O aluno expressou-se com respostas sobre a funcionalidade celular, relacionando morfologia com funcionalidade conseguindo demostrar abordagens do micro ao macro. Durante as discussões em grupo, os alunos demonstraram conhecimentos em conseguir relacionar o defeito que ocorre em nível celular com o processo patológico da doença. O conhecimento das estruturas microscópicas e macroscópicas do sistema nervoso foram demonstrados durante os relatórios e atividades  nas aulas práticas no laboratório.
     Foram demonstrados conhecimentos entre a relação de DNA, gene, enzima, mutação e mecanismos bioquímicos da doença, assim como transmissão das características hereditárias. O aluno conseguiu relacionar o filme com conceitos das bases biológicas como metabolismo, Bainha de mielina, cromossomos, DNA, enzimas. Esses conceitos, além de discutidos pelos alunos, foram demonstrados na execução de atividades onde eram apresentados modelos de DNA normais e mutantes fazendo com que o aluno percebesse que a mutação genética pode afetar a construção de uma simples enzima e afetar o sistema nervoso podendo levar a morte do organismo. Em relação ao conceito sobre enzimas o aluno pesquisou sobre outras doenças como a fenilcetonúria.
Durante as aulas de microscopia (Histologia) e macroscopia (Anatomia) o aluno conseguiu observar as estruturas micro e macro que compõem o sistema neurolocomotor e cognitivos conseguindo associar o conceito da bainha de mielina e funcionalidade do sistema nervoso com a patologia da doença.

 Competência 2- Identificar os valores humanos transmitidos na história de Lorenzo, “demonstrando percepção sobre a importância de um valor para a vida a fim de aplicar em sua vida pessoal e para o bem da sociedade.”

     O objetivo dessa competência foi criar uma identidade do aluno com  o aprendizado na área de saúde.  O filme teve a função de sensibilização e motivação aos alunos para buscarem novos conteúdos. Os pais de Lorenzo não tinham conhecimento na área da saúde mas conseguiram descobrir os mecanismos biológicos da doença. Isso foi bem percebido pelo aluno e reforçado pelo professor que buscou incentivar o aluno a buscar o conhecimento para se tornar um excelente profissional em enfermagem.
 Houve respostas dadas pelos alunos  como resiliência, esperança, proatividade, vontade de vencer, perseverança, determinação, coragem.


Competência 3- Identificar os cuidados diferenciados transmitidos na história de Lorenzo, demonstrando percepção sobre o cuidado humanizado e o resultado positivo na recuperação do Lorenzo a fim de aplicar em sua vida pessoal e profissional.
Habilidades- Identificar os tipos de cuidados humanizados na história do óleo de Lorenzo.

     Os alunos conseguiram perceber a importância do cuidado humanizado realizado pela Michaella (mãe de Lorenzo), e a importância desse cuidado no restabelecimento da saúde de Lorenzo. Foi comum relatos individuais de alunos sobre  percepções pessoais e de terceiros sobre observações de cuidados humanizados.


Competência 4- Identificar pontos positivos na história real da família Odone . Habilidades: Saber utilizar de ferramentas online para buscar informações internacionais sobre a vida da família Odone na atualidade.

     Houve grande interesse no aluno em buscar mais informações  atuais sobre a família  de Lorenzo criando uma relação cognitiva e emocional com  a história. Alguns alunos trouxeram reportagens  atuais sobre histórias de crianças com ALD no Brasil e o problema em conseguir tratamento.


Competência 5- Identificar as fases da experimentação científica, demonstrando conhecimentos sobre a história relatada no filme a fim de entender o processo da metodologia científica. Habilidades: Entender as fases de um trabalho científico.

     Os pais de Lorenzo buscaram informações científicas e propuseram procedimentos para diminuir o efeito destrutivo da ALD que é o processo de desmielinização e morte precoce. O aluno teve que relatar todas as fases: observação, pesquisa, hipótese, experimentação, metodologia, resultados e discussão. Houve um pouco de dificuldade do aluno em conseguir enxergar claramente todas as fases.

Discussão

     O Óleo de Lorenzo é um filme que conta a história real de um garoto americano com adrenoleucodistrofia (ALD). Crianças com ALD apresentam um defeito genético em uma enzima responsável pela captação de gorduras de cadeias muito longas no interior da célula. Devido ao defeito (relacionado a mutação de um gene situado em cromossomo materno) a gordura acumula–se no sistema nervoso promovendo a desmielinização e perda de movimentos e cognição . As crianças com ALD evoluem a doença rapidamente até a morte. Os pais de Lorenzo (não eram da área da saúde) se dispuseram a estudar e debater com os médicos o mecanismo bioquímico até conseguirem a manipulação de dois óleos que diminuíram o processo degenerativo da doença. O filme mostra vários tipos de aprendizados como ética, conhecimento, perseverança, bioquímica, genética, funcionalidade do sistema nervoso,cuidado humanizado.O uso do filme O Óleo de Lorenzo é amplamente utilizado em sala de aula com diversas possibilidades de discussões, estímulos e sensibilizações. Schnatez discute o uso do Filme em curso de EAD e a capacidade de estimular os alunos na busca do conhecimento. Matos et al (2011) enfatizam a discussão sobre a luta pelo monopólio na pesquisa científica e o método científico. Andreis realiza a atividade abordando as síndromes e discute a importância de novas tecnologias no aprendizado de alunos do ensino médio. O filme O óleo de Lorenzo é amplamente utilizado no meio educacional. A proposta inovadora nesse trabalho foi integrar vários conhecimentos e metodologias de ensino utilizando o filme como cena principal.
     O próprio ambiente da sala de aula distancia o aluno do professor. A aula expositiva consiste apenas da transmissão do conteúdo ao aluno sem considerar as experiências dos alunos. Sob o ponto de vista psicopedagógico a aula expositiva é ineficaz em elaborar uma estratégia capaz de fazer o aluno apresentar um pensamento crítico, pois acaba sendo uma estratégia unilateral com apelo apenas a memorização. A aprendizagem depende de vários fatores como armazenagem, processamento, consolidação e busca da informação. Quando o aluno é passivo a informação o processo total da memória não se realiza. Todos os processos envolvidos na aprendizagem estão integrados e o prejuízo em apenas um processo acarreta um prejuízo na aprendizagem geral.
     Pelo meio da abordagem cognitiva x emocional  transmitida pelo filme associada ao uso de diversas metodologias, como discussões em grupo, aulas teóricas, aulas práticas, exercícios, busca na internet conhecimento interdisciplinar e integrado, os alunos conseguiram atingir as habilidades necessárias para compreensão das competências estabelecidas demonstradas durante conversas informais ou mesmo discussões, bem como no cumprimento das atividades exigidas.
     O sucesso da prática se deu principalmente ao modelo interdisciplinar dos conteúdos da disciplina  de bases biológicas e a  capacidade dos professores em trabalharem em conjunto no modelo interdisciplinar  abordando  conceitos de  ética, metodologia científica, bioquímica, atendimento humanizado, histologia, anatomia, genética, fundamentos de enfermagem.


Referências

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HERNANDÉZ, Fernando. Transgressão e Mudança na Educação. Porto Alegre: Artmed Editora, 2007

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TORTORA, G.J. Corpo humano- fundamentos de anatomia e fisiologia. 4, ed. Porto Alegre – ARTMED, 2008.





[1] Biólogo. Mestre em Psicobiologia pela UNIFESP. Professor de Bases Biológicos Estruturais e Funcionais do Curso de Enfermagem das Faculdades Oswaldo Cruz.
[2] Fisioterapeuta e Educador Físico. Especialista em  Fisiologia do Exercício. Professor de Bases Biológicos Estruturais e Funcionais do Curso de Enfermagem das Faculdades Oswaldo Cruz.