Antônio Grossi Filho[2]
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GUGLIANO
E. B . ; GROSSI FILHO, A. Aretê Saúde Humana [Blog]. O uso
da Metodologia Ativa no Curso de Enfermagem das Faculdades Oswaldo Cruz. São
Paulo, mar. 2015. Disponível em: http://aretesaudehumana.blogspot.com.br/2015/10/a-importancia-da-educacao-e-vivencia.html
Tradicionalmente o ensino da saúde foi pautado em práticas pedagógicas que privilegiassem a informação enciclopédica, sem críticas e descontextualizado de teorias e métodos. As mudanças estruturais nos currículos foram propostas no sentido do educador ser apenas um facilitador. Nesse sentido surgiram metodologias ativas, em destaque a “metodologia problematizadora”. Para se entender o processo de educação deve-se levar em conta que o processo da formação humana se dá em diversas dimensões e no conjunto das relações. O processo educativo capaz de se tornar eficiente faz com que o professor precise criar diversas estratégias, oferecendo tipos diferentes de aprendizagens. O método tradicional dificulta a aprendizagem não permitindo ao aluno a experiência do debate. Na metodologia problematizadora, a construção do conhecimento permite ao aluno buscar informações e teorias para explicação da teorização apresentada pelo professor, ocorrendo o desenvolvimento de habilidades intelectuais de observação, análise, compreensão, extrapolação, envolvimento do grupo (SANTOS 2004).
O
uso do vídeo pode ser bem empregado ainda mais se associado com outras
metodologias como discussão em grupo, pesquisa, resenhas, aproximando a sala de
aula ao cotidiano das linguagens de aprendizagem e comunicação da sociedade
urbana, introduzindo novas questões no processo educacional. O vídeo pode ser
utilizado em diferentes propostas: sensibilização, para introduzir novo
assunto, despertar curiosidade e motivação para novos temas, trazendo
realidades distantes dos alunos (Schnatez apud MORAN, 1995).
O ensino das disciplinas que compõem as Bases Biológicas
nos cursos de Saúde não contemplam a integridade humana, a
interdisciplinaridade e a pertinência do saber em diversos currículos das IES.
O aluno aprende sobre a funcionalidade da molécula de DNA, assim como a
bioquímica na construção de proteínas no corpo humano e ação enzimática.
Normalmente esses aprendizados ocorrem de maneira fragmentada e sem contextualização
com a pertinência no ensino em saúde. O conceito sobre a estrutura do neurônio
e estrutura do controle neurolocomotor também é apresentado sem
contextualização com a funcionalidade do DNA, síntese de neurotransmissores e
ação enzimática no sistema nervoso central. O aluno aprende ainda conceitos
dispersos sobre a composição química celular, a citologia básica e a
funcionalidade (básica) bioquímica célula. O Plano de Ensino da disciplina
Bases Biológicas do curso de Enfermagem das Faculdades Oswaldo Cruz já
contempla essa interdisciplinaridade. O filme “O Óleo de Lorenzo” apresenta um
contexto interdisciplinar muito grande e, que bem utilizado em aula, torna-se
uma ferramenta importante no uso da metodologia problematizadora. Associar o
conteúdo das Bases Biológicas com o
filme O Óleo de Lorenzo contribui para a
melhora da aprendizagem significativa. O aprendizado estruturado de maneira
integrada, envolvendo várias metodologias associativas torna-se importante
ferramenta na retenção do conhecimento.
Objetivo
O
objetivo do projeto foi a utilização de várias metodologias no ensino das bases
biológicas nos curso de Enfermagem das Faculdades Oswaldo Cruz com a finalidade
de promover a aprendizagem significativa: metodologia problematizadora, uso de
vídeo, aula teórica, exercícios, discussão em grupo, montagem de modelos,
pesquisa, resenha , pesquisa em sites de buscas na internet e aula prática. O
principal objetivo que permeia toda ação foi relacionar a morfologia e
funcionalidade celular demonstrando, através da história verídica do “O Óleo de
Lorenzo” que a alteração enzimática pode afetar do micro a macro estrutura
(molécula-célula-tecido-órgão -sistema-organismo) e que o conhecimento sobre a
saúde humana depende do entendimento das bases biológicas de maneira
integrada.
Metodologia
O
projeto foi realizado em etapas com a finalidade de contextualizar ao aluno a
importância do Estudo das Bases Biológicas no entendimento do processo da
saúde/doença relacionando o micro (molécula) ao macro (funcionalidade do
organismo) e abordando temas interdisciplinares como : microscopia e
macroscopia do sistema nervoso,
importância da pesquisa científica e o uso da metodologia, ética,
valores humanos, cuidado humanizado, bioquímica da síntese proteica, bioquímica
na ação enzimática, tipos de colesterol, uso da biotecnologia. A proposta do
projeto envolve várias metodologias e tem como principal objetivo o uso das
metodologias ativas. Foram realizadas
aulas teóricas, aulas práticas em laboratório, exercícios, filme, relatório,
resenha, atividade, discussão em grupo, pesquisa em ferramenta Google, pesquisa
de artigos em sites indexados (www.bireme.br), avaliação. Fases do Projeto:
1)- (Aula Teórica) Apresentação da
molécula de DNA.
2)- (Aula Teórica) Explicação
teórica relacionando mutações no DNA e alteração na síntese de proteínas como
enzimas. Explicação teórica sobre enzimas.
3)- (Apresentação do filme) O Óleo
de Lorenzo.
4)- (Resenha do filme) Abordagens
sobre: a)- Valores humanos descritos no filme,
b)-Fases da metodologia científica que foram aplicadas na história da
descoberta dos Óleos. c)- Relação entre o gene defeituoso e a construção da
enzima alterada. d)- Consequências do erro genético e o acúmulo de ácidos
graxos no sangue. e)- Classificação dos tipos de colesterol. f)-Reparação
bioquímica realizada pelos óleos manipulados. g)- Pesquisa sobre casos de
adrenoleucodristofia no Brasil e o uso do Óleo de Lorenzo. h)- Cuidados
humanizados mostrados na história do Lorenzo. i)- O Uso de biotecnologia na
reparação de enzimas defeituosas.
3) -(Discussão em grupo/uso da internet) Discussão
da resenha entregue pelos alunos. Apresentação dos personagens reais e história
atual através de pesquisa, em sites de buscas da internet, e em sala de aula.
4) - (Pesquisa internet) Apresentação das ferramentas
de pesquisa www.bireme.br e a orientação sobre a importância de saber buscar o
conhecimento, já que os pais do Lorenzo não tinham conhecimentos da área
biológica, mas souberam buscar informações, chegando ao resultado final na
manipulação do Óleo que hoje salva muitas vidas no mundo.
5) - (Exercício Prático): Monte sua proteína através
do molde do DNA.
6) -Pesquisa
sobre fenilcetonúria (erro enzimático e exames de detecção).Importância do
exame do pezinho.
7) -(Aula Prática) Laboratório de Microscopia:
observação microscópica do tecido nervoso.
Laboratório de Macroscopia:
observação macroscópica do sistema nervoso.
8)- (Aula
teórica ) Ação de marcadores enzimáticos na interpretação clínica. Discussão
sobre outras doenças causadas por erros genéticos.
9) -(Aula teórica) Novas tecnologia na manipulação
do DNA e células tronco. Uso da biotecnologia na síntese de enzimas.
10) - Avaliação
FIGURA 1: Esquema geral sobre o
conteúdo abordado:
O Projeto de associação do filme
Óleo de Lorenzo com o conteúdo programático da disciplina de Bases Biológicas,
foi avaliado através das habilidades e competências demonstradas durante
discussões em grupo, exercícios, aula prática, resenha, aula teórica e
avaliação. Foram determinadas cinco competências essenciais que são discutidas
nos resultados.
Resultados
Os
resultados obtidos são qualitativos identificados por meio da participação dos
alunos nas fases que envolvem discussão com os grupos e entrega de atividades
sobre a interpretação do filme. Os
resultados quantitativos expressam-se através da nota da avaliação em prova e
não foram discutidos nesse projeto porque objetivou-se a identificação das
competências pré-determinadas nas discussões e atividades apresentadas. O aluno
é convidado a sair do formato de aula tradicional e buscar o conhecimento
através da pesquisa e interação com o aprendizado. A pesquisa foi realizada
pelo aluno buscando discutir sobre a doença Adrenoleucodistrofia (ALD), quadro
clínico, fases da experimentação científica, cuidado humanizado, história atual
da família Odone.
Resultado positivo- Quando o aluno
expressa-se no campo emocional/cognitivo sobre a história relacionando com
fatos do filme com a prática profissional e o conhecimento transmitido em aula
teórica. A motivação dos alunos é relatada em conversas informais no qual os
alunos expressam-se suas emoções e seu interesse em buscar mais conhecimentos
sobre o assunto.
Resultado negativo- Alguns alunos
estão tão habituados ao sistema “passivo da aprendizagem”, que ao saírem do
sistema tradicional de aula, reportam uma visão negativa sobre o projeto, pois
saem da zona de conforto para buscarem o próprio conhecimento, reclamando sobre
o imenso trabalho para realizar a resenha, responder os exercícios e entregar
relatórios das aulas práticas. Acreditam que o professor não está ensinando por
não estar administrando conteúdo o tempo todo nas aulas.
Os resultados foram descritos de
acordo com as competências pré-estabelecidas na metodologia apresentada:
Competência 1- Identificar a
importância do estudo em bases biológicas, demonstrando conhecimentos sobre a
composição morfológica a fim de contextualizar com a manutenção da saúde e
reparação de doenças. Habilidades: - Conhecer as estruturas que compõem o corpo
humano (do micro ao macro); - Relacionar a estrutura e funcionalidade do corpo
humano (Célula/tecido/órgão/sistema) com a manutenção da saúde; - Relacionar o
DNA mutante com a síntese de enzima defeituosa; - Demonstrar conhecimentos
sobre DNA, GENE, CROMOSSOMO. -Demonstrar conhecimentos sobre a transmissão das
características hereditárias. -Entender a estrutura e funcionalidade do
neurônio. -Identificar a importância do estudo e metodologia em bases
biológicas para compreensão da vida
O
aluno expressou-se com respostas sobre a funcionalidade celular, relacionando
morfologia com funcionalidade conseguindo demostrar abordagens do micro ao
macro. Durante as discussões em grupo, os alunos demonstraram conhecimentos em
conseguir relacionar o defeito que ocorre em nível celular com o processo
patológico da doença. O conhecimento das estruturas microscópicas e
macroscópicas do sistema nervoso foram demonstrados durante os relatórios e
atividades nas aulas práticas no
laboratório.
Foram
demonstrados conhecimentos entre a relação de DNA, gene, enzima, mutação e
mecanismos bioquímicos da doença, assim como transmissão das características
hereditárias. O aluno conseguiu relacionar o filme com conceitos das bases
biológicas como metabolismo, Bainha de mielina, cromossomos, DNA, enzimas. Esses
conceitos, além de discutidos pelos alunos, foram demonstrados na execução de
atividades onde eram apresentados modelos de DNA normais e mutantes fazendo com
que o aluno percebesse que a mutação genética pode afetar a construção de uma
simples enzima e afetar o sistema nervoso podendo levar a morte do organismo.
Em relação ao conceito sobre enzimas o aluno pesquisou sobre outras doenças
como a fenilcetonúria.
Durante as aulas de microscopia
(Histologia) e macroscopia (Anatomia) o aluno conseguiu observar as estruturas
micro e macro que compõem o sistema neurolocomotor e cognitivos conseguindo
associar o conceito da bainha de mielina e funcionalidade do sistema nervoso
com a patologia da doença.
Competência 2- Identificar os valores humanos transmitidos na história de
Lorenzo, “demonstrando percepção sobre a importância de um valor para a vida a
fim de aplicar em sua vida pessoal e para o bem da sociedade.”
O objetivo dessa competência foi criar uma
identidade do aluno com o aprendizado na
área de saúde. O filme teve a função de
sensibilização e motivação aos alunos para buscarem novos conteúdos. Os pais de
Lorenzo não tinham conhecimento na área da saúde mas conseguiram descobrir os
mecanismos biológicos da doença. Isso foi bem percebido pelo aluno e reforçado
pelo professor que buscou incentivar o aluno a buscar o conhecimento para se
tornar um excelente profissional em enfermagem.
Houve respostas dadas pelos alunos como resiliência, esperança, proatividade,
vontade de vencer, perseverança, determinação, coragem.
Competência 3- Identificar os
cuidados diferenciados transmitidos na história de Lorenzo, demonstrando
percepção sobre o cuidado humanizado e o resultado positivo na recuperação do
Lorenzo a fim de aplicar em sua vida pessoal e profissional.
Habilidades- Identificar os tipos de cuidados humanizados na história
do óleo de Lorenzo.
Os alunos conseguiram perceber a
importância do cuidado humanizado realizado pela Michaella (mãe de Lorenzo), e
a importância desse cuidado no restabelecimento da saúde de Lorenzo. Foi comum
relatos individuais de alunos sobre
percepções pessoais e de terceiros sobre observações de cuidados
humanizados.
Competência 4- Identificar
pontos positivos na história real da família Odone . Habilidades: Saber
utilizar de ferramentas online para buscar informações internacionais sobre a
vida da família Odone na atualidade.
Houve grande interesse no aluno em buscar mais
informações atuais sobre a família de Lorenzo criando uma relação cognitiva e
emocional com a história. Alguns alunos
trouxeram reportagens atuais sobre
histórias de crianças com ALD no Brasil e o problema em conseguir tratamento.
Competência 5- Identificar as
fases da experimentação científica, demonstrando conhecimentos sobre a história
relatada no filme a fim de entender o processo da metodologia científica.
Habilidades: Entender as fases de um trabalho científico.
Os pais de Lorenzo buscaram
informações científicas e propuseram procedimentos para diminuir o efeito
destrutivo da ALD que é o processo de desmielinização e morte precoce. O aluno
teve que relatar todas as fases: observação, pesquisa, hipótese,
experimentação, metodologia, resultados e discussão. Houve um pouco de
dificuldade do aluno em conseguir enxergar claramente todas as fases.
Discussão
O
Óleo de Lorenzo é um filme que conta a história real de um garoto americano com
adrenoleucodistrofia (ALD). Crianças com ALD apresentam um defeito genético em
uma enzima responsável pela captação de gorduras de cadeias muito longas no
interior da célula. Devido ao defeito (relacionado a mutação de um gene situado
em cromossomo materno) a gordura acumula–se no sistema nervoso promovendo a
desmielinização e perda de movimentos e cognição . As crianças com ALD evoluem
a doença rapidamente até a morte. Os pais de Lorenzo (não eram da área da
saúde) se dispuseram a estudar e debater com os médicos o mecanismo bioquímico
até conseguirem a manipulação de dois óleos que diminuíram o processo
degenerativo da doença. O filme mostra vários tipos de aprendizados como ética,
conhecimento, perseverança, bioquímica, genética, funcionalidade do sistema
nervoso,cuidado humanizado.O uso do filme O Óleo de Lorenzo é amplamente
utilizado em sala de aula com diversas possibilidades de discussões, estímulos
e sensibilizações. Schnatez discute o uso do Filme em curso de EAD e a
capacidade de estimular os alunos na busca do conhecimento. Matos et al (2011)
enfatizam a discussão sobre a luta pelo monopólio na pesquisa científica e o
método científico. Andreis realiza a atividade abordando as síndromes e discute
a importância de novas tecnologias no aprendizado de alunos do ensino médio. O
filme O óleo de Lorenzo é amplamente utilizado no meio educacional. A proposta
inovadora nesse trabalho foi integrar vários conhecimentos e metodologias de
ensino utilizando o filme como cena principal.
O próprio ambiente da sala de aula distancia o aluno do professor. A
aula expositiva consiste apenas da transmissão do conteúdo ao aluno sem
considerar as experiências dos alunos. Sob o ponto de vista psicopedagógico a
aula expositiva é ineficaz em elaborar uma estratégia capaz de fazer o aluno
apresentar um pensamento crítico, pois acaba sendo uma estratégia unilateral
com apelo apenas a memorização. A aprendizagem depende de vários fatores como
armazenagem, processamento, consolidação e busca da informação. Quando o aluno
é passivo a informação o processo total da memória não se realiza. Todos os
processos envolvidos na aprendizagem estão integrados e o prejuízo em apenas um
processo acarreta um prejuízo na aprendizagem geral.
Pelo
meio da abordagem cognitiva x emocional
transmitida pelo filme associada ao uso de diversas metodologias, como
discussões em grupo, aulas teóricas, aulas práticas, exercícios, busca na
internet conhecimento interdisciplinar e integrado, os alunos conseguiram
atingir as habilidades necessárias para compreensão das competências
estabelecidas demonstradas durante conversas informais ou mesmo discussões, bem
como no cumprimento das atividades exigidas.
O
sucesso da prática se deu principalmente ao modelo interdisciplinar dos
conteúdos da disciplina de bases
biológicas e a capacidade dos
professores em trabalharem em conjunto no modelo interdisciplinar abordando
conceitos de ética, metodologia
científica, bioquímica, atendimento humanizado, histologia, anatomia, genética,
fundamentos de enfermagem.
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[1]
Biólogo. Mestre em Psicobiologia pela UNIFESP. Professor de Bases Biológicos
Estruturais e Funcionais do Curso de Enfermagem das Faculdades Oswaldo Cruz.
[2]
Fisioterapeuta e Educador Físico. Especialista em Fisiologia do Exercício. Professor de Bases
Biológicos Estruturais e Funcionais do Curso de Enfermagem das Faculdades
Oswaldo Cruz.