Enfermagem FOC

Enfermagem FOC
Enfermagem Faculdades Oswaldo Cruz - Compondo uma Nova História do Cuidar

quinta-feira, 29 de outubro de 2015

A importância da Educação e Vivência Ambiental no desenvolvimento do Aprender a Ser e Aprender a Conviver na criação de uma Identidade Ambiental: Curso de graduação em Enfermagem- Faculdades Oswaldo Cruz. 2015

Revista Aretê Saúde Humana,  Ano 3, Vol.3, Out/Nov/Dez,  Série 29/10,   p.15
A importância da Educação e Vivência Ambiental  no desenvolvimento do Aprender a Ser e Aprender a Conviver  na  criação de uma Identidade Ambiental:  Curso de  Graduação em Enfermagem- Faculdades Oswaldo Cruz


Eric Boragan Gugliano(1)
Arthur Bittes Jr (2)
Estela Mara Nicolau (3)
Antônio Marcolino Nascimento(4)
Andrea Coscelli Ferraz (5)

_____________________________________________________________________________

GUGLIANO E. B.; BITTES JUNIOR, A; NICOLAU, E.M.; NASCIMENTO, A. M.; FERRAZA, A. B. C. Aretê Saúde Humana [Blog]. A importância da educação e vivência ambiental no desenvolvimento do aprender a ser e aprender a conviver na criação de uma identidade ambiental: Curso de graduação em Enfermagem- Faculdades Oswaldo Cruz. 2015 São Paulo, out. 2015. Disponível emhttp://aretesaudehumana.blogspot.com.br/2015/10/a-importancia-da-educacao-e-vivencia.html


INTRODUÇÃO

O Séc XXI nos convida a uma profunda reflexão sobre o processo de ensinar e aprender. Há uma necessidade para que o professor desenvolva novas competências além do domínio do conteúdo a ser administrado. Perrenoud (2000) discute sobre a criação de competências como administrar a heterogeneidade da turma e o desenvolvimento de cooperação entre os alunos, assim como, administrar crises ou conflitos pessoais e a importância da elaboração de projetos que envolvem a instituição mais amplo e capaz de desenvolver uma visão sistêmica. 

 Delours (1999) aponta a necessidade de uma aprendizagem ao longo da vida fundamentada em quatro pilares: Aprender a conhecer; Aprender a fazer; Aprender a conviver; Aprender a ser. O professor nesse sentido passa a ser o articulador importante, o mentor, capaz de despertar no aluno o interesse e proatividade para desenvolvimento pessoal. É de fato muito significativo a visão de que viver junto é essencial para o desenvolvimento do ser humano, principalmente na capacidade de administrar conflitos e trabalhar em conjunto respeitando-se as diferenças, assim como o aprender a ser, discutido pelo autor como a capacidade para desenvolver a sensibilidade, sentido ético e estético, responsabilidade pessoal, pensamento autônomo e crítico, imaginação, criatividade, iniciativa e crescimento integral da pessoa em relação a inteligência. Dessa maneira o aprender estende-se para o desenvolvimento integral do ser humano.

Morin (2011)  discute que o conhecimento humano só existe devido as interações humanas e principalmente a  importância de um aprendizado pertinente, em que o conteúdo tenha significado teórico para criação de uma identidade humana  onde há, o preparo para a compreensão humana, capacidade de compreender o outro e aprenda a resolver conflitos frente as incertezas do século XXI. Portanto, o ensino para o Século XXI deve ser capaz de ensinar a Identidade Terrena e a percepção de que fazemos parte do Planeta Terra biologicamente, culturalmente, socialmente  e que devemos ter a consciência de que os problemas são todos relacionados  uns com outros, havendo a necessidade de ensinar os problemas da vida e morte para a humanidade como ameaça nuclear, ameaça ecológica e nacionalismos acentuados pelas religiões. É preciso mostrar ao aluno que a humanidade vive um mesmo destino comum para todos.

 A degradação ambiental coloca em risco a vida das futuras gerações. Portanto, existe uma necessidade cada vem mais eminente de temas na área da saúde que permitam a integração entre educação em saúde e educação ambiental devido a complexidade dos temas. As questões ambientais estão amplamente relacionadas com problemas de saúde. Neste contexto a educação deve ser o caminho para contribuir para um futuro sustentável (Beserra, 2010).

O Ministério do Meio Ambiente criou o Programa de Educação Ambiental delineando as bases teóricas e metodológicas da educação ambiental no Brasil, incluindo os cursos de graduação. O Programa de Educação Ambiental tem como eixo orientador a marca institucional do governo no período de 2011 a 2014: “Brasil, um País de todos”. Suas ações destinam-se a assegurar, no âmbito educativo, a integração equilibrada das múltiplas dimensões da sustentabilidade – ambiental, social, ética, cultural, econômica, espacial e política ao desenvolvimento do país, resultando em melhor qualidade de vida para toda a população brasileira, por intermédio do envolvimento e participação social na proteção e conservação ambiental e da manutenção dessas condições ao longo prazo. De acordo co o , Art. 2°. das  Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental,  a "Educação Ambiental é uma dimensão da educação, é atividade intencional da prática social, que deve imprimir ao desenvolvimento individual um caráter social em sua relação com a natureza e com os outros seres humanos, visando potencializar essa atividade humana com a finalidade de torná-la plena de prática social e de ética ambiental.”A educação ambiental é a ação educativa permanente pela qual a comunidade educativa tem a tomada de consciência de sua realidade global, do tipo de relações que os homens estabelecem entre si e com a natureza, dos problemas derivados de ditas relações e suas causas profundas. Ela desenvolve, mediante uma prática que vincula o educando com a comunidade, valores e atitudes que promovem um comportamento dirigido a transformação superadora dessa realidade, tanto em seus aspectos naturais como sociais, desenvolvendo no educando as habilidades e atitudes necessárias para dita transformação.(Ministério do Meio Ambiente 2014).

OBJETIVO GERAL
O objetivo desse trabalho foi criar estratégias de vivências ambientais e Educação Ambiental nos alunos de Enfermagem das Faculdades Oswaldo Cruz, focadas no desenvolvimento pelo respeito ambiental e aprendizagem integrada sobre saúde humana e ambiente por meio de visitações de Parques Estaduais e Municipais no Estado de São Paulo

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Aplicação dos Pilares da Educação: Aprender a conviver e Aprender a Ser por meio da interação entre o grupo e o meio ambiente;
Desenvolvimento de uma visão sistêmica sobre a relação ser humano e meio ambiente;
Criação de consciência e respeito ambiental;
Criação de identidade com o grupo, meio ambiente e o curso.


METODOLOGIA
  
PROJETO  DE VIVÊNCIA AMBIENTAL 1 : CONSCIENTIZAÇÃO ECOLÓGICA E PLANTIO DE MUDAS:

     No dia 05 de junho de 2012 (DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE) os alunos do curso de Enfermagem das Faculdades Oswaldo Cruz foram sensibilizados em relação a integração ser humano e meio ambiente. Ao som de músicas clássicas, entoadas com cantar de pássaros e barulho de cachoeira, os alunos leram partes da carta que ficou conhecida nos estudos de ecologia quando  em 1855, o cacique Seattle, da tribo Suquamish, do Estado de Washington, enviou uma carta ao presidente dos Estados Unidos (Francis Pierce), depois de o Governo haver dado a entender que pretendia comprar o território ocupado por aqueles índios: “Como pode-se comprar ou vender o céu, o calor da terra? Tal ideia é estranha. Nós não somos donos da pureza do ar ou do brilho da água... Sabemos que o homem branco não compreende o nosso modo de viver. Para ele um torrão de terra é igual ao outro. Porque ele é um estranho, que vem de noite e rouba da terra tudo quanto necessita. A terra não é sua irmã, nem sua amiga, e depois de exauri-la ele vai embora. Deixa para trás o túmulo de seu pai sem remorsos. Rouba a terra de seus filhos, nada respeita...”  
    A condução da atividade foi no sentido de que : " Poderiamos  comemorar esse dia falando sobre os desastres e impactos humanos ou mesmo sobre os 3 Rs (Reduzir, Reutilizar e Reciclar), mas seria apenas uma fala técnica e que esse dia merecia refletir nossa integração e dependência como condição humana de modo que deveríamos sentir:  Quem nunca vivenciou a sensação de sentir-se vivo ao andar pela praia no fim do dia, ou mesmo tomar um banho de chuva, sentir a brisa ou vento da montanha.” Citando o filósofo e educador Daisku Ikeda foi comentado  que nossos pulmões são como os ventos da montanha, os vasos como os rios e o calor do corpo como  o calor do interior da Terra. Foi discutida a hipótese Gaia e de teorias como do biólogo Humberto Maturana que falam sobre a relação do ser humano com o planeta. Os alunos assistiram ao filme: Planeta Terra (De Pólo a Pólo) mostrando como a vida se manifesta através de imagens belas pelos trópicos e polos. No final os alunos plantaram sementes em mini-estufas de ipês em 18 vasinhos e deram continuidade em suas casas .

PROJETO DE VIVÊNCIA AMBIENTAL 2: PETAR (2013 e 2014)

2013-Vivência Ambiental no Parque Estadual do Alto Ribeira (PETAR)- 
Núcleo Santana e Caverna do Diabo.
Dias 19 e 20 de outubro de  2013- Visitação ao Núcleo Santana PETAR- Iporanga-  e Núcleo Caverna do Diabo- Eldorado- SP
O Departamento de Comunicação das Faculdades Oswaldo Cruz divulgou notícia no site sobre a vivência: disponível em:<http://www.oswaldocruz.br/conteudo_ler.asp?id_conteudo=33972>

2014-Vivência Ambiental no Parque Estadual do Alto Ribeira (PETAR)- 
Dias 18 e 19 de Outubro de 2014 -Núcleo Santana
O Departamento de Comunicação das Faculdades Oswaldo Cruz divulgou notícia no site sobre a vivência: disponível em : <http://www.oswaldocruz.br/conteudo_ler.asp?id_conteudo=36424

   São Paulo é o segundo estado com o maior número de cavernas no país: são 718 sítios espeleológicos cadastrados, além de mais 40 indicados para integrar a lista, com levantamento topográfico, extensão, tipos de rochas e outros dados inventariados. Das 718 formações cadastradas, 441 ficam no município de Iporanga e outras 80 em Apiaí, o que faz do Petar a área com maior concentração de cavernas no país. As cavernas paulistas têm grande variedade de espeleotemas. Entre elas, destacam-se a Caverna de Santana, em Iporanga, e a Caverna do Diabo, em Eldorado. Além da facilidade de acesso e dos serviços de recepção e monitoria ambiental, atraem visitantes por causa da beleza das formações, como o Salão da Catedral da Caverna do Diabo, com estalagmites de 20 m de altura.Outras cavidades se caracterizam pelos aspectos arqueológicos e históricos, registrando sepultamentos indígenas antigos ou fósseis, como os de preguiças e tatus gigantes, que habitaram a região na era geológica conhecida como pleistoceno, iniciada há 1,750 milhão de anos . Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (PETAR), criado em 1958, aparece como um dos mais antigos do Estado de São Paulo. Possui 35.772,5 hectares e abrange os municípios de Iporanga e Apiaí. O Parque tem sua área coberta pela densa e exuberante vegetação da Mata Atlântica e integra a Zona Núcleo da Reserva da Biosfera. Considerado como Sítio do Patrimônio Natural da Humanidade, pois reúne uma das áreas de Mata Atlântica mais preservada do Brasil .(Governo do Estado de São Paulo-PETAR). 



Vídeo  : Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira

O aluno foi convidado a refletir na Vivência PETAR sobre as sensações como atravessar as galerias estreitas, observar a luz após saída da caverna, ficar em silêncio na caverna, ouvir o som da cachoeira, sentir o cheiro da mata, sentir medo, superar os limites, ouvir as histórias da comunidade, comer comida da fazenda, ajudar ou ser ajudado pelo monitor ou colega, pular na cachoeira. Com objetivo de criar sensibilização, em duas cavernas foi tocado berimbau e cantado músicas de capoeira, pelo Mestre Magoo  (Marcelo Souza Silva- Mestre do Grupo de Capoeira Angolinha , Biólogo e Monitor Ambiental). 


Vídeo: A Luna é Mandigueira no Bebedor- Mestre Magoo. Iporanga 2013

PROJETO DE VIVÊNCIA AMBIENTAL 3- CAMINHADAS E PASSEIOS CICLÍSTICOS NOS PARQUE MUNICIPAIS DA CIDADE DE SÃO PAULO
2014:Caminhada no  Parque da Água Branca  e Passeio Ciclístico no Parque do                 Ibirapuera ( IV Semana da Enfermagem)
Durante a caminhada os partcipantes entregavam aos transeuntes  flores de papel marche. Na flor havia a frase  "Uma flor por um sorriso". 

2015: Caminhada no Parque do Ibirapuera ( V Semana da Enfermagem)
PROJETO DE VIVÊNCIA AMBIENTAL 4- VISITA AO NÚCLEO PEDRA GRANDE - PARQUE ESTADUAL TURÍSTICO DO CANTAREIRA. Data: 17 de abril de 2015.


O Parque da Cantareira possui sua maior porção   localizada na Zona Norte de São Paulo, constituindo um importante remanescente da Mata Atlântica na metrópole, e de extrema relevância ecológica para o Estado de São Paulo. Foi declarado parte da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da cidade de São Paulo pela UNESCO em 1994. É considerada uma das maiores florestas urbanas do mundo, possuindo em seu entorno uma alta densidade demográfica. É uma região de inúmeras nascentes e diversos cursos d’água, por isto exerceu papel fundamental na história do abastecimento de água na cidade de São Paulo, constituindo o chamado “Sistema Cantareira Velho”. Vale lembrar que o Parque constitui uma parte da Serra da Cantareira e não toda ela (Governo do Estado de São Paulo- Parque da Cantareira)


Fases do Projeto:
1)- Laboratório de Informática: O aluno foi convidado individualmente a explorar fotos e informações sobre ecossistemas brasileiros e enviar para o e-mail do professor que organizou  em uma única apresentação, disponibilizando no portal do aluno.
2)- Laboratório de Informática: O aluno utilizou da ferramenta Google Maps para conhecer os principais ecossistemas no Estado de São Paulo.  Foi apresentado o conceito de Unidades de Conservação e os Parques Estaduais em São Paulo com disposição para visitação.
3)- Visitação ao Parque da Serra da Cantareira- Núcleo Pedra Grande. Data: 17 de abril de 2015. http://www.ambiente.sp.gov.br/parque-da-cantareira/
A visitação aconteceu em uma manhã onde os alunos puderam realizar uma caminhada em trilhas da Mata Atlântica, com parada na Pedra Grande onde puderam perceber a diferença entre a área verde e a área urbana. A vivência contou ainda com uma parada no lago das carpas para alimentação em conjunto.
Serra da Cantareira.


RESULTADOS

PROJETO: CONSCIENTIZAÇÃO ECOLÓGICA E PLANTIO DE MUDAS: 05 DE JUNHO DE 2012
.
PROJETO PETAR 2013
Dias 19 e 20 de outubro de  2013-
 Visitação ao Núcleo Santana PETAR - Iporanga- SP
Visitação a Caverna do Diabo- Eldorado-SP









PROJETO PETAR 2014

2014-Vivência Ambiental no Parque Estadual do Alto Ribeira (PETAR)- Núcleo Santana




SEMANA DA ENFERMAGEM-  PASSEIO CICLÍSTICO - PARQUE DO IBIRAPUERA- 2014- CIDADE DE SÃO PAULO




SEMANA DA ENFERMAGEM- CAMINHADA NO PARQUE DO IBIRAPUERA-2015




PROJETO  VIVÊNCIA AMBIENTAL SERRA DA CANTATEIRA- SÃO PAULO- 2015

RELATOS DE EXPERIÊNCIA SOBRE AS VIVÊNCIAS:

PETAR
"Participei da excursão ao Parque Ambiental do Petar pela Faculdade Oswaldo Cruz em parceria com a Faculdade Unimonte em 2013. Foi uma experiência única e maravilhosa. A viagem proporcionou ótimos momentos de integração entre os jovens de outros cursos da minha faculdade, além de uma aproximação muito legal com os professores, principalmente com o professor Eric que organizou todo o passeio, essa interação entre os alunos e com os professores foi maravilhoso e fez a viagem valer muito a pena! Sobre o Parque Ambiental Petar e a Caverna do Diabo foram passeios incríveis, pois em São Paulo não sou acostumada a estar em contato direto com a natureza, e depois de conhecer esses dois maravilhosos lugares, percebo como esse contato faz falta no dia-a-dia. O parque e a caverna têm maravilhosas paisagens e atividades que podemos aprender e aproveitar ao mesmo tempo. Foi pouco tempo para tantas cavernas lindas que queria ter conhecido. Fui embora do parque com vontade de ficar muito mais por lá! Percebi o quanto é importante a Educação Ambiental, pois os seres humanos fazem parte da natureza, sem ela não existimos. Precisamos aprender a ter consciência ambiental que fazemos parte de um ecossistema e somos responsáveis por cuidar e preservar esses locais. Essa vivência contribuiu muito para meu desenvolvimento pessoal e para meu aprendizado sobre Educação Ambiental, a importância de saber sobre a natureza, como somos responsáveis pela preservação e que sempre devemos procurar meios de estar conectados com a natureza." Aluna 1

 "A vivência no Parque Estadual Turístico Alto Ribeira (PETAR) foi algo totalmente diferente de qualquer outra vivência realizada na natureza. A trilha não foi fácil, mas a cada passo dado era uma experiência para se contar; a cada correnteza de agua que atravessávamos era uma purificação; a cada caverna que adentrávamos era uma sensação inexplicável. Principalmente quando Magoo com seu berimbau, na caverna mais escura, sem fecho de luz algum, nos deu a honra de ouvi-lo tocar: Inicialmente uma sensação estranha, mas logo em seguida uma paz interior enorme. Sem contar o contato com o ar puro, o som dos pássaros, o barulho das cachoeiras, o silêncio, inicialmente assustador, da caverna: Tudo muito lindo. O contato com tal ambiente faz com que você volte para suas atividades cotidianas de bem com a vida. "Aluna 2

SERRA DA CANTAREIRA:

Um contato com o meio ambiente , um ar puro, terra, planta, água...tudo em um só lugar. Qualidade de vida exemplar, lugar preservado no centro de São Paulo. Suas rochas são enormes e é possível visualizar a cidade de São Paulo. Durante as caminhadas pela trilha ouvia-se os cantos dos pássaros. Meu corpo relaxou os músculoes e minha respiração ficou muito melhor. Ao voltar a cidade minha respiração sentiu o peso da poluição”.Aluna 3

Achei muito interessante a visita a Serra da Cantareira: ar puro, brisa das árvores, a pedra grande... a vista é maravilhosa!!! Criação Divina da natureza. Tem várias opções de passeios na Pedra: trilha da aranha, trilhado do Pinheiro, trilha da pedra grande, cardurme de lambaris, pescaria; Ama e respeitar a natureza pois sem árvores não há vida!!! Diga não ao desmatamamento e diga sim a conservação das árvores”Aluna 4

Realizar  o passeio com o professor Eric e com os alunos do primeiro e segundo ano da FOC foi muito satisfatório. Fomos guiados por dois monitores, um espaço maravilhoso, no qual a natureza com seu encanto e beleza sobressai.Podemos observar a grande importância da preservação e quão grande é o impacto da destruição do homem, a poluição do ar podemos observar através de nossa visão em uma pedra, que por sinal é enorme. E eles também nos mostraram o quanto se transforma a cada segundo. um mundo melhor e com mais qualidade de vida, depende de atos bons, de todos nós, mesmo que seja pequeno. Realizamos também um piquenique ao ar livre e podemos concluir que estar bem com você mesmo e com o meio ambiente é estar em equilíbrio” Aluna 5

A ida ao Parque da Cantareira foi uma experiência boa, apesar de simples. Foi um passeio rápido, cheio de natureza (linda de propósito),  “aquele cheirinho maravilhoso de mato”, muitas árvores (que graças a Deus o homem ainda não desmatou), rochas de vários tamanhos e formas que serviram de estúdio de fotos para os alunos da FOC. Tivemos um guia especializado que nos conduziu por todo o parque e nos explicou sobre desmatamento, preservação dos animais, plantas e até mesmo sobre a água. Fizemos um maravilhoso piquenique ao ar livre, contemplando a natureza e aproveitando a companhia dos outros. De certa forma andamos muito, mas no final valeu a pena, porque foi uma ótima oportunidade de dar uma escapadinha das aulas internas, além de uma ótima aula de ecologia que recebemos” Aluna 6

Lugar de ecossistema muito bem conservado, onde pode ser encontrada vegetação extinta no Brasil. Dentro é possível encontrar animais silvestres. Trilhas para caminhada e ciclismo. Pessoas muito focadas em explicar cada árvor, caminho ou até mesmo mostrar percurso que melhor se encaixa para a pessoa interessada. Muito bem preservado e muito bem organizado. Porém é um lugar que tem que ir sem pressa, para poder apreciar a beleza do local, a calma da natureza. Dentro do Parque pode –se de um certo ponto avistar a cidade de São Paulo, mas devido a grande quantidade de gases existentes na natureza, fica difícil avistar. Tem espécie de árvores que estão em extinção na natureza tipo: Pau-brasil e a árvore que antes era mutilada para a fabricação de xaxim. E existem outras, que valem a pena conhecer.” Aluna 7

A Cantareira é um Parque Ambiental de reserva ecológica de uma vasta extensão ambiental, composta por animais e vegetais. Em sua biodiversidade existem bicas, lagoas, plantas rasteiras entre outras. Nós andamos uns dois quilômetros a pé, acompanhados por um guia profissional, porém estudante de biologia que nos explicou que dentro da reserva florestal da Cantariea tem vários animais, tipo cobras gigantes, macacos e vários tipos de aranhas. Pois , também nos explicou que devido a poluição de gás carbônico, vários bichinhos morreram e até mesmo algumas lagoas secaram. Hoje a Serra da Cantareira tem vários profissionais treinados para cuidar da floresta . A Serra da Cantareira é aberta para as escolas e qualquer pessoa que queira visita-la, basta pagar uma cota, assim o visitante será acompanhado por profissionais treinados que explicam o que tem dentro do Parque.”Aluna 8

No meu ponto de vista, conhecer a Cantareia foi uma experiência muito boa porque tive a oportunidade de conhecer aspectos naturais da Reserva e perceber que la havia um ar diferenciado da capital, ou seja mais puro. Também tinha animais silvestres , cachorros e rios.Também tem uma vista panorâmica do alto da montanha onde pode ser avistado toda região central da cidade de São Paulo”. Aluno 9


DISCUSSÃO:

As diretrizes nacionais do curso de graduação em Enfermagem, de acordo com a Resolução  CNE/CES Nº 3, de 7 de Novembro  de 2001 estabelece a Saúde Coletiva e Saúde Ambiental /Ecologia como componentes curriculares.O egresso deverá desenvolver uma série de habilidades como assumir o compromisso ético, humanístico e social com o trabalho multiprofissional em saúde. A metodologia do curso deve ser capaz de definir estratégias pedagógicas que articulem o saber: o saber fazer e o saber conviver, visando desenvolver o aprender a aprender, o aprender a ser, o aprender a fazer, o aprender a viver juntos e o aprender a conhecer que constituem atributos indispensáveis a formação do Enfermeiro (Brasil, 2001).

Quanto à integração da Educação Ambiental no contexto do Curso de Enfermagem das Faculdades Oswaldo Cruz, conforme preconiza o Art. 5º do Decreto Nº 4.281/2002, que regulamenta a Lei Nº 9.795/1999, há diversos componentes curriculares e atividades acadêmicas que privilegiam a formação cidadã de seus estudantes, destacando-se: Bases Biológicas Estruturais e Funcionais; Enfermagem, ambiente, saúde e comunidade; Processos Invasivos: infecções e infestações; Processo de cuidar: família e comunidade; Gestão dos serviços de saúde. A vivência ambiental tem um grande poder em levar as pessoas em contato com ambientes ainda preservados e criar uma relação de criação de valor como o respeito pelo ambiente e faz parte das atividades acadêmicas propostas no curso de Enfermagem das Faculdades Oswaldo Cruz várias vivências ambientais em Parques Estaduais e Municipais de São Paulo.

        Além da vivências ambientais o  tema transversal “Educação Ambiental”  é discutido nas disciplinas abaixo durante o primeiro ano do curso de Enfermagem:

Disciplina de Enfermagem, Ambiente e Comunidade com enfoque dos conceitos abaixo:Ecossistemas mundiais e brasileiros.Aquecimento Global.Camada de Ozônio. Carta da Terra. Pacto Global.5 R`s.Conceito de Biodiversidade.Impactos Ambientais. Alimentos transgênicos..Uso consciente da água.Fontes de Energia Alternativas.

Disciplina de Bases Biológicas Estruturais e Funcionais
O tema transversal Meio ambiente também é discutido na disciplina de Bases Biológicas: Diversidade Ambiental e Biodiversidade no Brasil (abordagem  no tema sobre organização da vida). Relação entre destruição da camada de ozônio e aumento no câncer de pele ( abordagem no tema tegumento). Qualidade do ar e problemas nas vias respiratórias (abordagem  no tema Sistema Respiratório). Segurança alimentar (abordagem  no tema: sistema digestório). Contaminação ambiental e efeitos negativos na gametogênese/ Banco genético ( abordagem  no tema  sistema reprodutor).

 Disciplina de Processos Invasivos e- Infecções e Infestações.
O tema transversal meio ambiente é abordado na disciplina de Processos Invasivos pelo meio dos temas:Descarte de Material Biológico. Classificação do Lixo. Uso das bactérias na Biotecnologia.Metodologias de controle de pragas ambientais.

Nivelamento - Meio Ambiente
É oferecido aos alunos nivelamento relacionados a temas gerais envolvendo o meio ambiente. Foi criada uma página no facebook com o Título Ciências da Natureza onde são expostos vídeos do youtube O aluno precisa assistir ao vídeo e responder as questões envolvidas em cada tema.. https://www.facebook.com/groups/167145750108416/?fref=ts 

Mudanças Climáticas Globais
http://univesptv.cmais.com.br/mudanca-climatica-global
Pergunta: De que maneira as mudanças climáticas afetam a saúde humana?

Substâncias poluentes no meio marinho
https://www.youtube.com/watch?v=35gU2632zyk
Pergunta: De que maneira a poluição do mar afeta a cadeia alimentar e a saúde humana?

Carbono e vida
https://www.facebook.com/groups/167145750108416/?fref=ts
Pergunta: Descreva o Ciclo do Carbono. O Que significa pegada de carbono?

Pirâmides Ecológicas
https://www.youtube.com/watch?v=96ihOqxkCiM
Pergunta: O que significam pirâmides ecológicas

Cadeia Alimentar
https://www.youtube.com/watch?v=_XnViFMdDIk
 Pergunta: Como é dividida a teia alimentar?

Biomas do Brasil
Pergunta: Como são as principais características de cada bioma?
Cerrado
https://www.youtube.com/watch?v=7CYGY8Cp5Q0

Caatinga
https://www.youtube.com/watch?v=c86TZKtLFvk

Mata Atlântica
https://www.youtube.com/watch?v=r_8cbcE7P80&list=PL672FBF46DA720576

Amazônia
https://www.youtube.com/watch?v=w-q30_fY-Gw

Pampa
https://www.youtube.com/watch?v=IEpRHwuudJ0&list=PL672FBF46DA720576

Pantanal
https://www.youtube.com/watch?v=ClGvO0_pa1s

População  Mundial- Já Somos 7 bilhões
https://www.youtube.com/watch?v=YNFj9L6pcTY

Pergunta:Quanto é a quantidade da população mundial atual, qual a expectativa para 2050 e como solucionar o problema do espaço, consumo de energia, saneamento básico?

Alimentos transgênicos:
Pergunta: O que são alimentos transgênicos?Quantos licenciamentos ocorreram desde a autorização no Brasil e quais produtos podemos encontrar os transgênicos?Comente os problemas enfrentados pelos agricultores orgânicos em relação aos trangênicos.

https://www.youtube.com/watch?v=-rj7RZYQ5VQ

https://www.youtube.com/watch?v=DREx7do3TRA

https://www.youtube.com/watch?v=LsVyw9N307Y

         Além da importância da abordagem do conteúdo sobre Educação Ambiental no currículo da graduação de enfermagem, a vivência ambiental tem um poder muito maior em criar valores para uma identidade ambiental e desenvolvimento do aprender a ser e aprender a conviver. 
      Zysman (2007) descreve a importância da Psicologia ambiental e sociologia ambiental no sentido de contribuir para um aprendizado em criação de valores para uma identidade ambiental. . De acordo com o autor uma vivência ambiental deve ser cuidadosamente conduzida no sentido de dar um significado ecológico a educação e  o aprendizado sobre a importância ambiental só acontece quando existe uma relação afetiva  entre o meio ambiente e o ser humano e é muito mais forte quando esse tem um cunho de carácter emocional ou simbólico. As vivências ambientais realizadas pelo autor no PETAR (Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira) eram focadas anteriormente no estudo do meio e muitas paradas para explicação da natureza. O autor critica esse tipo de vivência dizendo que não trazia uma uniformidade na aprendizagem entre os grupos. Esse tipo de vivência foi sendo substituída pelo "sentir" a natureza e explorar as diversas formas sensoriais como cor, textura, escuro, onde os participantes são levados a sensibilização do meio. Algumas informações são passadas durante as trilhas mas o objetivo atual é a sensibilização. Ao aplicar esse método o participante é levado a sair do racionalismo e "sentir" o meio e as diversidades do Parque.
Um espaço indiferenciado só se torna um lugar quando lhe atribuimos um valor. Esse processo é definido de biofilia e explica que o contato ser humano x ambiente será cada vez maior quanto mais atribuição de valores forem dados (Zysman apud Tuan, 1963).
Humberto Maturana (1995) utiliza-se do conceito da visão sistêmica, onde os sistemas vivos são autônomos e dependentes.Esses componentes são todos interligados e se interagem .O mundo em que vivemos é o que construímos com base em nossas percepções. É a nossa estrutura que permite essas percepções. Nosso mundo é a nossa visão de mundo.
Podê-se observar que a vivência ambiental tem uma grande força  em desenvolver competências  no aprender a conviver e aprender a ser, além do desenvolvimento de uma visão sistêmica sobre as relações da vida e saúde humana. A medida que os alunos de turmas diversas participavam das vivências práticas criou-se uma identidade entre os alunos e o curso, além de ter despertado um novo olhar no aluno sobre a importância da manutenção dos Parques Municipais e Estaduais.
Podemos perceber, em algumas respostas descritas no relato de experiência dado pelos alunos, momentos de :
a)-Sensibilização :
Meu corpo relaxou os músculos e minha respiração ficou muito melhor. “Jessica
...principalmente quando Magoo com seu berimbau, na caverna mais escura, sem fecho de luz algum, nos deu a honra de ouvi-lo tocar: Inicialmente uma sensação estranha, mas logo em seguida uma paz interior enorme. em contar o contato com o ar puro, o som dos pássaros, o barulho das cachoeiras, o silêncio, inicialmente assustador, da caverna: Tudo muito lindo “ Barbara
...não sou acostumada a estar em contato direto com a natureza, e depois de conhecer esses dois maravilhosos lugares, percebo como esse contato faz falta no dia-a-dia.” Carla
b)- Consciência Ambiental:
Essa vivência contribuiu muito para meu desenvolvimento pessoal e para meu aprendizado sobre Educação Ambiental, a importância de saber sobre a natureza, como somos responsáveis pela preservação e que sempre devemos procurar meios de estar conectados com a natureza."Carla
Diga não ao desmatamamento e diga sim a conservação das árvores” Cláudia 
A Serra da Cantareira é aberta para as escolas e qualquer pessoa que queira visita-la, basta pagar uma cota, assim o visitante será acompanhado por profissionais treinados que explicam o que tem dentro do Parque.”Ezilda  
c)- Aprender a viver Junto
...a viagem proporcionou ótimos momentos de integração entre os jovens de outros cursos da minha faculdade que eu não conhecia … além de uma aproximação muito legal com os professores” Carla
d)- Visão Sistêmica:
Percebi o quanto é importante a Educação Ambiental, pois os seres humanos fazem parte da natureza, sem ela não existimos.” Carla

Faz parte, desde o início das atividades do  curso de Enfermagem das Faculdades Oswaldo Cruz, o desenvolvimento da Consciência Ambiental. Durante as apresentações em comemoração as Semanas de Enfermagem sempre houve  o envolvimento entre alunos e professores em atividades de Educação Ambiental, como descrito nas caminhadas e passeio ciclístico no Parque do Ibirapuera e Água Branca. Durante a realização da terceira semana de Enfermagem, os alunos trouxeram a responsável pela COOPERMITI (Cooperatica de reciclagem de e-lixo) Cintia Ferreira Pereira para uma palestra sobre a reciclagem de Lixo eletrônico.
Confira a programação da III Semana da Enfermagem Oswaldo Cruz - Faculdade Oswaldo Cruz, Escola Técnica e Colégio

 Discutir sobre questões ambientais nas diversas disciplinas do curso e criar estratégias práticas de Vivências Ambientais contribuiu significativamente para   desenvolver a sensibilidade, sentido ético,   responsabilidade pessoal , visão sistêmica e uma identidade ambiental e com o grupo de alunos e professores. 

REFERÊNCIAS


BESERRA, Eveline Pinheiro; ALVES, Maria Dalva Santos; PINHEIRO, Maria Neyva da Costa; VIEIRA, Neiva Francenely Cunha. Educação ambiental e enfermagem: Uma interação necessária. Revista Brasileira de Enfermagem. 2010. Disponível em:<http://www.scielo.br/pdf/reben/v63n5/26.pdf>

DELORS, Jacques. Educação: Um tesouro a descobrir. 3 Ed. São Paulo: Cortez, 1999.  

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO. Sistema Ambiental Paulista.-PETAR. São Paulo Disponível em: <http://www.ambiente.sp.gov.br/petar/>

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO. Sistema Ambiental Paulista.-Parque da Cantareira São Paulo .Disponível em: <http://www.ambiente.sp.gov.br/parque-da-cantareira/>

MATURANA, Humberto; VARELA , Francisco. A àrvore do conhecimento. As bases biológicas do entendimento humano. 8 ed.  Editora  Pallas Athenas. 2010.

MEC. Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em enfermagem. Brasília. Disponível em:  <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES03.pdf >  2001

MORIN, Edgar. Os Sete Saberes Necessários a Educação do Futuro. 2 Ed. São Paulo: Cortez, 2011. 

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE . Programa Nacional de Educação Ambiental. Brasília Disponível em  <http://www.mma.gov.br/educacao-ambiental/politica-de-educacao-ambiental/programa-nacional-de-educacao-ambiental >
PERRENOUD, Philippe . Dez novas competências para ensinar. 1 ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.  

ZYSMAN,Neiman. A Educação Ambiental através do contato dirigido com a natureza. 2007 Tese (Doutorado em Psicologia) Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, São Paulo. 2007.

_____________________________________________________________________________
[1]  Biólogo. Mestre em Psicobiologia pela UNIFESP. Professor de Bases Biológicos Estruturais e Funcionais e Processos Invasivos: Infecções e Infestações do Curso de Enfermagem das Faculdades Oswaldo Cruz.
[2] Professor Doutor em Enfermagem. Coordenador do Curso de Enfermagem das Faculdades Oswaldo Cruz.
[3] Enfermeira. Especialista em Enfermagem Neonatal e Mestre em Enfermagem, pela Universidade de Guarulhos com enfoque em Pediatria. Professora da disciplina de Fundamentos de Enfermagem e Enfermagem, Saúde/ Ambiente e Comunidade.
[4] Psicanalista e Professor da Disciplina Desenvolvimento do Ser II do Curso de Enfermagem das Faculdades Oswaldo Cruz em São Paulo SP.
[5] Enfermeira. Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de São Paulo. Professora de Saúde da Família e Comunidade do curso de Enfermagem da Faculdade Osvaldo Cruz e diretora operacional - Alleco Trials. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem de Saúde Pública